sábado, 4 de julho de 2009

Como preparar feijão

Ingredientes:

-250g de feijão
-Alho (a gosto)
-Cebola (a gosto)
-Sal


Passos

-Primeiro leve à panela de pressão ao fogo alto com água. Sempre coloque da metade (e/ou) pra cima de água numa panela de 4,5L. Caso seja de 5L, utilize a metade.

-Cate os feijões. E para fazer muito feijão, tipo para durar uns 3 dias (o que é sempre bom para indivíduos que não desfrutam de tempo ou gozo para cozinhar), recomendo separar 1/3 (ou 1/4 e meio) de um 1kg de feijão. Vai no "olhômetro" mesmo, depois você pega o jeito da quantidade proporção feijão/água - imagino que seja umas 5-6 xícaras (Duralex) cheias.

-Jogue na panela, tampe, e deixe cozinhar por 30 a 40 min. É claro que o tempo pode variar de acordo com o tipo e qualidade do feijão - tomo aqui como base, feijão Carioca tipo 1.

-Agora a "mágica" de saber quando estará pronto é esta: treino. Sim, aprenda a retirar do fogo não quando sentir de primeira o cheiro (meio de feijão verde cozido), mas vá até próximo à panela e sinta o cheiro dele cozido (o costume faz o hábito).

-Depois do feijão já cozido estiver pronto o caminho mais fácil vem agora. Taque o alho amassado com o sal (não seja rigoroso, uma colher de sobremesa/sopa vai bem) e pique meia cebola junto. Misture tudo, coloque mais um pouco de água e deixe cozinhar por mais 5 min. com o fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Nenhum comentário: